VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DO CABELO?

O cabelo, durante a humanidade, tem grande influência, principalmente psicossocial(psicológica e social). Os pelos e os cabelos originam-se dos folículos pilosos presente na pele e no couro cabeludo. Uma pessoa, tem em média, 5.000.000 de folículos pilosos em todo o corpo. A cabeça (cabelo, barba, bigode, cílios, sobrancelhas) é a área mais densa desses folículos. Nos primórdios da vida humana acredita-se que os pelos tinham a função, assim como nos primatas, de proteger contra luz, sol e frio. Entretanto, a evolução do ser humano nos levou a aparência que temos hoje e a vivermos sem a presença deles(com a corriqueira depilação corporal) sem que haja qualquer problema.  Atualmente, os pelos nos seres humanos não tem funções específicas, sendo os pelos nas axilas uma exclusividade humana. Assim, disfunções dos pelos acarreta em consequências psicossociais eventualmente graves. Dessa forma, o surgimento de algo parecido com salão de beleza e o estudo do cabelo e suas disfunções é mais antiga do que parece.

Quem nunca ouviu falar nos mitos da mitologia grega como Afrodite, Medusa e Vênus? Afrodite, cobria sua nudez com os seu lindos cabelos longos. Medusa, ao se deitar com Poseidon teve sua arma de sedução transformada em verdadeiras cobras. Dos cabelos de Vênus, exalava um perfume divino. Na Grécia antiga, muitos ofertavam seus cabelos em troco de promessas. Os cabelos, já naquela época, representavam ideais de beleza e perfeição corporal. O herói bíblico, Sansão, tinha seus cabelos como fonte de toda sua força e virtude. Charles Darwin(teoria da evolução), acreditava que barbas funcionavam como um importante indicador de maturidade sexual. Na Grécia antiga cultivar barba era sinal de status, força, coragem e sabedoria. Nem nosso herói da Inconfidência Mineira escapou dos valores do cabelo e barba grandes. Tiradentes teve sua imagem forjada com aparência parecida ao de Jesus Cristo, representando um ser sábio, líder protetor e salvador. O que não é verdade já que ele era militar das forças armadas e devia manter sua barba e cabelo aparados demonstrando, mais uma vez, a influência do cabelo e barba, como símbolo de higiene e uniformização.

Sabendo da importância do cabelo na sociedade onde é que entra os profissionais da beleza e os salões de beleza? Cabeleireiro é uma das profissões mais antigas do mundo. Não raramente, arqueólogos encontram variados pentes e navalhas esculpidos em pedras e madeiras. Já o salão de beleza, é sabido que 490 a.C., através de estátuas gregas, pinturas expostas e coleções privadas, cabelos eram perfumados com óleos raros e tingidos em tom de louro, considerada a cor da moda(até hoje).

As disfunções dos pelos e cabelos é algo comum e há muito tempo vem sendo estudado.
Dentre as disfunções no cabelo podemos citar a alopecia(calvície) que é a queda e a falta de cabelo, e o hirsutismo que se caracteriza como excesso de pelo e a aspecto masculino em partes do corpo, na mulher. Relacionadas com o desequilíbrio hormonal, engana-se quem acha que o estudo das disfunções do pelo é recente
. Arqueologistas descobriram fórmulas datadas de 4.000 a.C. para combater a calvície. Até Cleópatra não gostava da calvície de Júlio César, e o obrigava a usar fórmulas à base de rato doméstico cozido, dente de cavalo, gordura de urso e medula de cervo. O hirsutismo é algo que já serviu 
como atração para circos. Pessoas gozavam de uma mulher com pelos excessivos espalhados pelo corpo, no qual aparentava ser um gorila. A pobre moça, claramente sofria de hirsutismo, mas isso caracterizava uma aberração e um alto lucro para o dono do circo.

Deste modo, conseguimos identificar e justificar a falta de finalidade fisiológica dos pelos no corpo através de seu papel cultural e social no qual tem uma carga histórica muito rica. Sua disfunção gera consequência psicossocial eventualmente grave como a não aceitação pelo próprio ser e pelas pessoas ao redor, acarretando em depressão, desconforto, insegurança. Todos esses sentimentos piora a qualidade de vida da pessoa.


Por toda essa carga psicossocial do qual o cabelo representa é que se popularizou os
salões de beleza e os cosméticos capilares. Desde a década passada, os produtos para cabelo sofrem crescente evolução no quesito alisamento e tratamento. Sabendo disso, a LeviLine – Cosméticos Profissionais busca a melhor tecnologia e matéria prima destinada a produtos profissionais para salões de beleza. A marca é comprometida com a qualidade, honestidade e serviços que possam melhor atender todos os clientes. A LeviLine – Cosméticos Profissionais conta com vários tratamentos exclusivos e alisamentos orgânicos que garantem resultado e segurança. Esta marca atua no mercado desde 2007 e presencia um crescimento acelerado atualmente. Acesse o facebook da marca e confira os produtos disponíveis: facebook.com/levilineprofissional

Comentários

Postagens mais visitadas